Rui Costa diz que vai continuar negociando novo hospital para Feira

O governador Rui Costa informou em entrevista que, após concluir o início das obras já contratadas em financiamento com o Banco Mundial, deverá iniciar uma negociação com a entidade financeira para a construção de um novo hospital geral em Feira de Santana.

De acordo com Rui Costa, com a crise econômica, não foi possível cumprir a promessa de campanha. “Eu pautei no meu programa de governo uma nova unidade em Feira de Santana, mas com a crise, nós até agora não conseguimos materializar. Eu registrei no Banco Mundial um pedido pra que utilizasse parte desse recurso que nós estamos em financiamento pra construir a nova unidade em Feira. Estamos negociando com o Banco Mundial e ele pediu que primeiro iniciasse as obras do contrato inicial, como o Hospital Metropolitano, que depois eles avançavam na negociação”, afirmou o governador.

Rui Costa disse que até dezembro o início das obras deve ser concluído. Segundo ele, serão construídos hospitais, UBS, Caps, em diversas cidades, como Candeias, Dias D’Ávila, Camaçari, entre outras.

“Até dezembro a gente inicia todas essas obras e, quando for concluído todo o início do que está contratado, o Banco disse que abre uma negociação sobre o pleito de Feira de Santana. Quando eu concluir as negociações, a gente vai apresentar a Feira a construção de um prédio novo, onde a gente deve colocar as áreas mais nobres na unidade nova e utilizando os outros espaços como área de enfermaria. A gente deve adotar o modelo que fez no HGE. O HGE 2, a gente deve fazer um novo prédio transferindo as áreas mais nobres para a unidade mais nova, como o centro cirúrgico, a UTI, e deixa as enfermeiras, emergências no outro prédio”.

Maternidade do HEC

O governador afirmou também que até dezembro a transferência da maternidade do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) para o Hospital Estadual da Criança (HEC) deve ser finalizada.

“Devo inaugurar ainda esse ano em Feira a transferência da maternidade que hoje funciona no Clériston Andrade. A obra está sendo finalizada dentro do Hospital da Criança. Então até dezembro a gente inaugura a transferência. Teremos todos os leitos de UTI infantil no Hospital Estadual da Criança”, informou o governador.

Segundo ele, o espaço no HGCA que hoje está ocupado pelos leitos de maternidade vai ser ampliado. “Vamos ampliar o número de leitos e estamos reformando a emergência do Clériston. E até ano que vem vamos inaugurar a policlínica regional em Feira”, reiterou.

Share This:

Deixe uma resposta