Governo inicia contratação de 2 mil universitários para programa de estágio

Os primeiros mil universitários do grupo de 2.410 estudantes convocados pelo programa Partiu Estágio iniciam esta semana o trabalho como estagiários em entidades administrativas do estado. Nesta terça-feira (13), eles formalizaram a contratação em um evento realizado em Salvador, com a participação do governador Rui Costa.

Os estudantes ganharão uma bolsa de R$ 455 mais auxílio transporte e trabalharão 20 horas semanais. Os contratos são de 12 meses sem possibilidade de renovação. Entre os meses de agosto e setembro deste ano, um novo edital deverá ser lançado. A expectativa do governo é que outras três mil vagas de estágio sejam preenchidas

De acordo com o coordenador do projeto, Alberto Queiroz, o novos contratados desempenharão funções correlatas às suas áreas de formação e sob hipótese alguma haverá desvio de função. “Eles estarão sempre acompanhados de um profissional e terão a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na universidade”, disse Queiroz.

(Foto: Divulgação)

Ainda segundo o coordenador, a seleção, que foi gratuita, contou com mais de 20 mil candidatos. Para se inscreverem, os estudantes deveriam já ter cursado mais de 50% das matérias e estar devidamente matriculados em uma universidade federal, estadual ou privada.

Como critério de desempate, foi dada preferência aos alunos inscritos no CadÚnico, em seguida àqueles que cursaram o ensino médio em escolas publicas e que foram bolsistas em escolas privadas. Na inscrição, que aconteceu entre os dias 11 de abril e 2 de maio, os interessados poderiam escolher até três órgãos que pudessem estagiar.

De acordo com Queiroz, 34 municípios baianos receberam estagiários da primeira convocação do Partiu Estágio. “Diversas áreas foram contempladas, desde ciências da saúde até o setor de tecnologia”, afirmou. Ainda segundo ele, mais de 90% dos estudantes são negros.

O coordenador lembra que na última sexta-feira (9) foram convocados outros 1231 estudantes para ocupar os postos de estágio. Eles têm até o dia 27 de junho para comparecer à entidade onde serão colaboradores e tomar posse. A relação pode ser consultada no site da saeb.ba.gov.br.

“A gente espera que com a capacitação eles tenham uma maior facilidade na inserção do mercado de trabalho e ainda que tomem gosto pela adimistração pública para, quem sabe, possam um dia voltar a trabalhar conosco”, disse Queiroz.

Correio

Share This: